Blog Jair Sampaio

Blog Jair Sampaio

Nomeados nesta quinta-feira (7) pelo Governo do Estado, com nomes publicados no Diário Oficial, os novos agentes penitenciários  aprovados no último concurso para provimento de 571 vagas, nível I.

Agora, servidores efetivos lotados na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), eles vão atuar distribuídos nas unidades prisionais de todo o estado. Com a incorporação o efetivo ganha um incremento de mais de 60%. São 120 mulheres e 451 homens, sendo 27 portadores de necessidades especiais.

Os novos agentes ingressam no Sistema num momento de transformação e reestruturação, onde um dos principais pilares é a valorização profissional, além de adoção de procedimentos padrão que possibilitam uma dinâmica penitenciária diferenciada. O reflexo são unidades distensionada, estruturadas e sob a total tutela do estado. Ressalte-se que o Governo efetuou o concurso em tempo recorde, entendendo sua necessidade.

Os agentes nomeados foram aprovados em todas as fases do concurso e passaram por curso específico de formação, com conteúdos adequados à Matriz Curricular Nacional, do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça.

O treinamento foi baseado em quatro eixos específicos: administração penitenciaria; saúde e qualidade de vida; segurança e disciplina; e relações humanas e reinserção social. Os novos agentes penitenciários vão passar por um complemento de formação em armamento e tiro, que só pode ser dado com a efetivação no serviço público.

?A nomeação mostra o compromisso do Governo que, mesmo em tempos economicamente difíceis, tem investido nas mudanças na gestão  prisional, tem apoiado e confiado no trabalho desenvolvido na Sejuc e, acima tudo, compreende a importância dos agentes penitenciários e seu trabalho como base do Sistema?, comentou o titular da Sejuc, Mauro Albuquerque.

Portal no Ar